sábado, 6 de julho de 2013

Sobremesa do III Concurso de Gastronomia

·         Sobremesa-
 Petit Tarte de Maçã au Pâtissère 
com Sorvete de Canela

Massa:
300 g de farinha de trigo
150 g de manteiga (sem sal)
150 g de açúcar refinado
1 ovo
1 pitada se sal
Raspas de 1 limão Siciliano
Modo de fazer:
Peneirar a farinha e misturar com a manteiga até formar uma farofa úmida. Acrescentar o açúcar, ovo, sal e raspas de limão até formar uma massa homogênea. Envolva em filme plástico e leve na geladeira por meia hora.
Abra a massa em forminha para tortinhas e asse em forno 1800C por 30 minutos. Desenforme ainda quente e reserve.

Recheio:
Crème Pâtissère
400 ml de leite
1 fava de baunilha
100 g de açúcar refinado
40 g de amido de milho
4 gemas peneiradas
20 g de manteiga em temperatura ambiente
Modo de fazer:
Levar ao fogo o leite, metade do açúcar, a fava de baunilha e deixe ferver. Reserve . À parte numa tigela bata as gemas, a outra metade de açúcar e a maisena. Junte ao leite morno mexendo sempre com um fouet e volte ao fogo sempre baixo até ferver e cozinhar. Reserve e espere esfriar. Quando o recheio estiver bem frio retire a fava e incorpore a manteiga batendo fortemente. Coloque um filme plástico sobre o creme para não criar película (nata). Leve o creme para gelar.

Recheio de Maçã
3 maçãs
33 g de açúcar
33 g de manteiga
150 ml de água
10 ml de rum
Modo de fazer:
Levar ao fogo a manteiga para derreter, juntar as maçãs descascadas e brunoise para saltea las. Acrescente o rum para evaporar e o açúcar e a água e cozinhar lentamente, com a panela tampada até atingirem consistência macia. Acrescentar água se necessário. Espere esfriar.

Sorvete de Canela
             
    400 ml de leite integral
    150 ml de creme de leite fresco
    04 paus de canela
    04 gemas peneiradas
    100g de açúcar
    ½ colher de (café) de canela em pó

Modo de fazer

Numa panela aqueça o leite, creme de leite fresco e os paus de canela e espere ferver, usando fogo baixo. Desligue o fogo e deixe tampado por 10 minutos e retire a canela e reserve. Bata na batedeira as gemas com o açúcar e a canela em pó até ficar leve e aerado. Adicione as gemas com açúcar já batidos ao creme quente e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até encorpar bastante em ponto de cobrir as costas da colher. Retire do fogo e espere esfriar por completo. Bata na sorveteira de acordo com as instruções do fabricante até ficar firme e encorpado (bati por uns 25 minutos). Coloque num recipiente próprio e leve ao freezer até congelar ou endurecer. Caso não possua sorveteira, bata na batedeira o creme já frio em velocidade baixa por uns 12 a 15 minutos e depois coloque num pote hermético e leve ao freezer. Retire do freezer uns 10 minutos antes de servir para ficar mais cremoso.

Montagem:
Desenformado as tortinhas, rechear com o creme pâtissère, o recheio de maçã. Sirva com o sorvete de canela a parte.

OBS: Montagem (TRES VERSÕES)
1a Versão: Clássica;
2a Versão: Contemporânea – separar 1/3 do creme pâtissière e acrescentar 10gr de gelatina incolor e sem sabor, dissolvida em banho Maria, mexendo bem. Montar dentro do aro uma base de massa, o creme pâtissière com gelatina, levando para gelar. Desenforme cubra com creme de maçãs.
3a Versão: Desconstrução: Processe um pouco da massa e coloque como base, a seguir o creme pâtissière, terminando com o recheio de maçãs.

Monte as três versões num prato retangular de sobremesa, servindo com sorvete de canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário